5 de setembro – Santa Tereza de Calcutá
7 de setembro de 20227 de setembro – São Clodoaldo
7 de setembro de 2022São Zacarias, esposo de Santa Isabel, pais de João Batista, o Precursor do Messias.
A Sagrada Escritura lhes faz um dos mais altos elogios: “ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1, 6).
Nos tempos do rei Herodes, quando o casal já se encontrava em idade avançada, o Arcanjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este se encontrava no templo oferecendo incenso, anunciando que Isabel iria ter um filho e que se chamaria João.
Tendo Zacarias duvidado da promessa por causa de sua idade avançada e de sua esposa, o anjo fez com que ficasse mudo até o nascimento da criança.
Quando a criança nasceu e foi circuncidada ao oitavo dia, segundo a tradição judaica, as pessoas desejavam que o menino recebesse o nome do pai. Isabel responde que o nome do filho seria João. Zacarias então confirma as palavras de Isabel escrevendo o seu nome em uma tábua, conforme o anjo havía lhe determinado, e naquele mesmo instante recupera a sua fala, começando a louvar a Deus.
Faleceu com idade extremamente avançada. Zacarias foi o profeta anunciador da nova Israel, e anunciou a missão de Cristo e com estas palavras: “Exulta com todas as tuas forças, filha de Sião, transborda o teu Júbilo, filha de Jerusalém.
Eis que teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, é humilde e cavalga um burrinho, potro novo de uma jumenta”. Realmente, foi assim que Jesus entrou solenemente em Jerusalém.
Mas a profecia de Zacarias em relação ao Cristianismo iria ainda mais longe: “Ele anunciará a paz aos povos; o Seu reino se estenderá de um a outro mar”.
(imagem: Profeta Zacarias por Michelangelo, Capela Sistina, Vaticano)