3 de abril – São Luís Scrosoppi
3 de abril de 20225 de abril – São Vicente Ferrer
5 de abril de 2022Isidoro nasceu no ano 560, em Sevilha, numa família muito cristã. Era o mais novo de quatro irmãos. Seu pai era prefeito de Cartagena e comandava sua cidade dentro dos mais disciplinados preceitos católicos. A mãe, Teodora, educou todos os filhos igualmente nas regras do cristianismo.
Isidoro começou a estudar a religião desde muito pequeno, mas tinha muitas dificuldades de aprendizagem, chegando a preocupar a família e os professores. Mas devagar foi superando as dificuldades, formando-se em Sevilha, onde, além do latim, ainda aprendeu grego e hebraico.
Tornou-se arcebispo em Sevilha, organizando núcleos escolares nas casas religiosas, que são considerados os embriões dos atuais seminários. Sua influência cultural foi muito grande, era possuidor de uma das maiores e mais bem abastecida biblioteca.
Por seus profundos conhecimentos, presidiu o segundo Concílio de Sevilha e o quarto Concílio de Toledo. Por isso, foi chamado de “Pai dos Concílios” e “mestre da Igreja”, da Idade Média. Conta-se que Isidoro era tão dedicado à caridade que sua casa vivia cheia de mendigos e necessitados.
Morreu em 636. O Papa Bento XIV proclamou Santo Isidoro de Sevilha, Doutor da Igreja. Santo Isidoro é padroeiro dos historiadores e também da Internet.
(Imagem: Estátua de Santo Isidoro na Biblioteca de Madrid, obra de José Alcoverro)