27 de agosto – José de Calasanz
27 de agosto de 202229 de agosto – Decapitação de São João Batista
28 de agosto de 2022Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis), conhecido universalmente como Santo Agostinho, é um dos quatros doutores da Igreja, é considerado filósofo e teólogo. Suas obras-primas são "A Cidade de Deus" e "Confissões", ambas ainda muito estudadas ainda hoje.
De acordo com São Jerônimo, seu contemporâneo, Agostinho "reestabeleceu a antiga fé". Em seus primeiros anos, Agostinho foi muito influenciado pelo maniqueísmo e, logo depois, pelo neoplatonismo de Plotino. Depois de se converter ao cristianismo e aceitar o batismo, Agostinho desenvolveu uma abordagem original à filosofia e teologia, acomodando uma variedade de métodos e perspectivas de uma maneira até então desconhecida. Ajudou a formular a doutrina do pecado original e deu contribuições ao desenvolvimento da teoria da guerra justa.
Quando o Império Romano do Ocidente começou a ruir, Agostinho desenvolveu o conceito de "Igreja Católica" como uma "Cidade de Deus" espiritual (na obra homônima) distinta da cidade terrena e material de mesmo nome. "A Cidade de Deus" estava também intimamente ligada ao segmento da Igreja que aderiu ao conceito da Trindade como postulado pelo Concílio de Niceia e pelo Concílio de Constantinopla.
Na Igreja Católica e na Comunhão Anglicana, Agostinho é venerado como um santo, um proeminente Doutor da Igreja e o patrono dos agostinianos. Sua festa é celebrada no dia de sua morte, 28 de agosto.
Iconograficamente apresenta-se como bispo ou monge agostiniano, com o cinto de couro e uma mitra no chão. Traz um coração inflamado nas mãos ou pintado no peito, muitas vezes com três flechas em chamas. Uma criança com uma concha na mão à beira mar é outro de seus atributos.
(Imagem: Santo Agostinho, retratado por Philippe de Champaigne, no século 17)